quarta-feira, 4 de maio de 2016

PETROLÃO: LULA VAI SER PRESO


BRASIL


GIGANTESCA CRISE: 
POLÍTICA, SOCIAL E ECONÓMICA


Confesso que estou preocupado com o que se passa no Brasil. Apesar de ser um país que se encontra do outro lado do Oceano Atlântico, é um país que se encontra no coração dos portugueses, por razões históricas, e muito perto de mim já que sempre tenho cultivado um relacionamento com pessoas daquele gigantesco país, que me honram com sua amizade, e porque por questões ligadas à minha educação e ensino escolar, estudei num Colégio Marista, onde os Irmãos Brasileiros eram a maioria. Aí aprendi o hino do Brasil e tive como colega o filho do Embaixador do Brasil.

Factos: vive-se um crise sem precedentes, há mais de 11 milhões de desempregados, empresas fecham, casos atrás de casos de corrupção ao mais alto nível vão sendo desmontados. Não escapam políticos e os grandes empresários. Foi o mensalão, o Lava Jato e por fim o Petrolão, nem mais que a maior empresa do Brasil e uma das maiores do mundo. Estudantes abandonam as Universidades não completando sus formação.

Politicamente associa-se o Ex- Presidente  Lula a toda esta rede de biliões de reais de desvios e em seguida arrasta-se nessa convulsão a Presidente Dilma que é acusada na essência de ter utilizado fraudes, elegalidades, e uso de dinheiros públicos, junto de informações que não correspondiam à verdade para ganhar a sua reeleição.

O Brasil é uma democracia e rege-se por uma Constituição a que todos os poderes se submetem. Existe separação de poderes, executivo, legislativo e judicial. É um regime de Governo Presidencialista. O parlamentarismo existente assenta em duas Câmaras; o Congresso e o Senado.

Quando se chega à conclusão de que a Presidente Dilma tinha sido reeleita através de métodos ilegais, a opsição, as forças políticas, grande parte da população, tribunais e demais entidades começam a denunciar os ilícitos praticados e, como a Constituição da República Brasileira prevê, existindo deterrminados tipos de procedimentos tipificados em específico, e em que várias Comissões votaram favoravelmente, a Presidente pode ser alvo do "Impeachment".

Entraram no Poder Judicial mais de 50 pedidos de "Impeachment". Isso determinaria a abertura de um complexo procedimento em que entram as Câmaras e Comissões Específicamente eleitas para votar se existe ou não motivos para prosseguir com o pedido,e que decorridas todas as formalidades e sendo votado nos termos que a Constituição prevê, determina o afastamento da Presidente e a sua sua substituição por Michel Temer, o Vice- Presidente.

A situação não é fácil. De imediato os partidos políticos que defendem Dilma, viram em tudo isto uma manobra da Imprensa dominada por grandes grupos económicos, e um "Golpe" sem fundamento e ilegal de assalto ao poder que a direita não tinha alcançado nas urnas eleitorais. E saíram às ruas, e se manifestaram.

Sem comentários:

Enviar um comentário